Como tirar a selfie perfeita

Seis dicas essenciais para sair bem na foto:

1. Volte-se para a luz

Mantenha a fonte de luz – lâmpada ou sol – à sua frente para iluminar o rosto. Evite o sol do meio-dia, que, a pino, cria manchas desagradáveis abaixo de nariz, pescoço e olhos. Em ambiente fechado, uma boa é clicar em frente à janela.

2. Limpe o fundo

Observe bem o que está atrás de você. Em espaços internos, é comum haver elementos que podem desviar a atenção, como extintores, interruptores, fios e “figurantes”. Mudar o ângulo é uma boa para que o cenário não roube a cena.

3. Mantenha o foco

Antes do clique, toque a tela na área mais importante da imagem. Assim, a câmera entende que é naquele local que ela deve focar e medir a luz. Outra dica obrigatória é manter o horizonte retinho. Com ele inclinado não há foco que dê jeito.

4. Na cara

Estique o pescoço e incline para baixo, ressaltando o queixo e eliminando dobras. Sorria com os olhos e encare a câmera num ângulo semifrontal, expondo o melhor lado do rosto com a câmera inclinada a 45˚ (de cima para baixo).

5. Acessórios

Quanto mais próxima a câmera do rosto, maior e mais desproporcional ele parece, além de esconder o ambiente. Uma opção para remediar é o popular pau de selfie. Outra saída é apoiar o telefone mais afastado e clicar usando o fone de ouvido.

6. Composição

Preencha dois terços da foto com a paisagem e apenas um terço com você e companhia. Se seu celular tiver opção de grade – ou grid – dividindo a tela em quadrantes, posicione o tema principal da foto na linha vertical à direita.

Fontes Renner Boldrino, professor do curso de Fotografia com Smartphones da Universidade Federal de Alagoas. Bianca Tatamiya, professora de fotografia no Senac Tatuapé (SP).
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.