Fumar Narguilé faz mal?



Muitos já fizeram essa pergunta, afinal quem já experimentou sabe que o fumo é bem leve e gostoso no Narguilé, e muitos dizem que a água “absorve” e filtra o carbono da fumaça.
Mas não é assim que a revista Super Interessante de Janeiro de 2008 na página 41 relata, lá eles dizem que Fumar Narguilé faz mal SIM ! . E desmente a ideia que as substâncias nocivas são filtradas pela água, aliás ressalta que embora seja leve o fumo do narguilé é composto de tabaco e tem substâncias nocivas como a nicotina.
É bem verdade que água filtra um pouco da nicotina e outros “venenos” da queima do fumo (monóxido de carbono e metais pesados por exemplo) continuam intactos e são “transpassados” pela água.
Segundo dados divulgados em 2005 pela OMS como uma sessão costuma a durar de 20 minutos a uma hora, um fumante de uma grande Narguilé pode chegar a engolir até 50 litros de fumaça  ou seja a mesma quantidade que é inalada em 100 cigarros (ou 5 maços).  Depois de algumas discussões a OMS até declarou que faltam mais estudos sobre o assunto, mas ela já pode afirmar com segurança que quem usa narguilé com freqüência, esta sujeito às mesmas doenças de um fumante convencional.
Ainda como alerta a OMS disse que além de carregar a nicotina e etc… o narguilé pode trazer mais riscos por carregar em sua fumaça algumas partículas da queima do carvão usado para aquecer o fumo.
Então, fica ao alerta dos que gostam de Narguilé, para maneirar um pouco mais com a prática e não deixar que se tenha uma frequência mesmo que semanal, ao menos sejam informados do que vocês fazem.
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.