85% das escolas do Acre não têm bibliotecas



Um estudo realizado pelo movimento Todos pela Educação e divulgado nesta quarta-feira pelo “O Estado de S Paulo” mostra que 85,1% das escolas da rede pública do Acre não dispõem de bibliotecas. Ao todo, são 1.437 escolas sem esta estrutura que garante o acesso a livros que venham a garantir a melhoria na qualidade do ensino.
Para atender ao que manda a Lei 12.244, todas as escolas devem contar com bibliotecas até 2020. Para atingir esta meta, o Acre precisaria construir 0,4 bibliotecas por dia até o ano determinado.  
O Brasil precisa construir 130 mil bibliotecas até 2020. Hoje, em toda a rede pública brasileira, apenas 27,5% das escolas têm biblioteca.
Para equipar todas as 113.269 escolas públicas sem biblioteca, seria necessária a construção de 34 unidades por dia. O estudo também faz uma comparação com números do Censo 2008 e mostra que, mesmo as escolas construídas nos três anos seguintes (foram 7.284 novas unidades) não contemplam o espaço: apenas 19,4% dessas novas instituições têm biblioteca.
Os Estados mais carentes são os das Regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente têm infraestrutura escolar precária, com escolas que chegam a funcionar em construções sem energia elétrica e saneamento básico. Na rede municipal do Maranhão, por exemplo, só 6% das escolas têm biblioteca.
GraficoEscolas 
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.