Carta aberta aos Senadores - Educação Infantil pela TV)

Carta aberta aos senadores
(educação infantil pela TV)
resumida

Caros Senadores,


O senado aprovou em agosto/2011 a PLC 116. A lei da TV paga. Fiquei muito triste porque essa lei foi discutida por 4 anos entre os membros da Câmara e do Senado e eu só fiquei sabendo (talvez por descuido meu) depois de ter sido aprovada.
Venho registrar aqui que os senhores perderam uma grande oportunidade de colaborar para o combalido ensino infantil brasileiro de sobremaneira uma vez que só discutiram questões de cotas de programação e distribuição de capital nacional e estrangeiros.
Vocês poderiam ter colocado nessa lei a obrigatoriedade para a Discovery Communications, Inc, um conglomerado de empresas de mídia norte-americano, a abertura do canal 89, o Discovery Kids, para que todas as crianças brasileiras de 0 à 6 anos tivessem acesso a um conteúdo de excelente qualidade.
A Discovery Communications, Inc no Brasil explora mais de 10 canais na TV por assinatura e essa seria uma boa contrapartida para continuar explorando o mercado brasileiro.
Certamente os nobres senadores já não têm filhos pequenos ou mesmo que tenham netos, nessa faixa etária, suas agitadas vidas não os permitem acompanhar o desenvolvimento de uma criança que tem acesso a um conteúdo tão lúdico e educativo como o apresentado pelo Discovery Kids na Sky desde 1996.
Na qualidade de mãe e comunicadora acredito que um país só será forte o suficiente se tiver investimentos elevados na educação infantil que há muito tempo é falha. 
Nossas crianças, quando não estão na escola, não tem acesso nos canais abertos a um canal específico educacional para esta faixa de idade e são bombardeadas com programas que estimulam a imbecilidade humana como as brigas familiares e os vídeos que ridicularizam os seres humanos além de uma programação carregada de violência ao entardecer. 
A TV Educativa, que era para fazer esse papel, mistura em sua programação vários tipos de programa que também não são adequados para nossos pequeninos.
Senhores, é muito importante para as crianças brasileiras terem acesso livre a um canal que lhes estimula o vocabulário, a percepção de valores morais e familiares além de desenvolver a criatividade e as habilidades para as ciências exatas e humanas. E eles aprendem sobre animais, música, dança e história da humanidade além de muitas outras coisas como higiene e alimentação correta.
Senhores, hoje apenas 18,3% dos lares brasileiros tem acesso à uma Tv paga. O povo não tem dinheiro suficiente para “um luxo” como esse mas um canal como o Discovery Kids não pode continuar sendo um canal exclusivo dos mais abastados porque se educação é essencial para o povo brasileiro esse canal tem que ser aberto para o povo brasileiro. 
Quando colocamos lado a lado duas crianças, uma que assiste ao canal DK e outra que assiste à TV aberta, fica evidente quem é que tem mais condições de se expressar, de mostrar lógica no raciocínio e desenvolvimento cognitivo. Não percam a oportunidade senhores, de fazer a grande diferença para as nossas crianças num futuro bem próximo.
Cuidem para que nossas crianças tenham acesso a uma tv de qualidade já que nos falta creches e escolinhas de horário integral com bom ensino infantil.


Eliane Sinhasique é jornalista, radialista e publicitária.
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.