Movimento sou mais Quinari


Quinze entidades já formam o movimento sou mais Quinari, que objetiva mudar o nome do município de Senador Guiomard para Quinari. Embasados pela Constituição Federal que aponta mudança de nome por questões históricas, o movimento quer realizar um plebiscito para fortalecer a luta.
Quem falou ao ac24horas foi o comerciante Juarez Goulart, conhecido como Coleguinha, que encabeça o movimento. Ele diz que historicamente há duas teses de defesa à volta do nome histórico.
- Em 1930, Seringueiros que moraram na região colocaram o nome do local de Quinari Grande. Outra fonte é do Indigenista Mario Magalhães que civilizou um cacique por nome Benevonuto, que denominou o nome do lugar de Quinari, termo que significa terra de águas claras e límpidas.
O Movimento está organizando trabalhos escolares com a elaboração de redações, uma pesquisa por bairro e, por último, em parceria com o TRE, eles querem realizar um plebiscito. O município já tem eventos que entraram para o calendário do Estado que carrega o nome histórico como: o Qunari Folia, a Expo Quinari e outros.
- Nada contra Senador Guiomard Santos. Com a mudança queremos dar à Avenida Castelo Branco, o nome de Senador Guiomard. Ocorre que temos um sentimento de civilidade que clama por essa mudança, esperamos contar com o apoio de todos para conseguir esse sonho da cidade – comentou Coleguinha.
A prefeitura de Senador Guiomard também apoia a luta. O prefeito James Gomes colocou o jurídico do município à disposição das entidades para realizar os passos necessários para a mudança histórica.

Jairo Carioca - AC24horas
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.