A importância da comunicação no dia-a-dia de trabalho


Vocês, prezados alunos, já devem ter ouvido a afirmação : “A História do homem constitui permanente esforço de comunicação”, não é mesmo? Mas... Por que é importante se esforçar para que a comunicação aconteça da melhor maneira possível? Chacrinha, o “velho guerreiro”, já afirmava que “quem não se comunica se trumbica”! E é isso mesmo o que acontece! Por quê?
Vamos pensar um pouco: se a palavra comunicar significa “pôr em comum”, quanto melhor for a nossa comunicação, melhor será nossa convivência com as pessoas e melhor seremos compreendidos.
De forma geral, a comunicação humana permite ao homem transmitir e receber idéias. Mas...e quando essas idéias não são recebidas por nós como o outro gostaria, ou não são recebidas pelos outros como nós gostaríamos? Sim, sim, é isso mesmo, só podem acontecer falhas terríveis que podem levar a desentendimentos, brigas, desavenças, fofocas... E isso, no ambiente de trabalho, é inadmissível! Por isso:
- Fale sempre claramente e procure saber se o outro o entendeu, perguntando: “como você entendeu?”, e não “você entendeu?”;
- Saiba ouvir o que o outro tem a dizer;
- Pergunte sempre! É melhor perguntar para fazer o certo, do que não perguntar e fazer errado...;
- Respeite seu interlocutor (a pessoa com quem você está falando) como você gostaria de ser respeitado;
- Perceba se sua linguagem corporal está transmitindo a mesma informação que suas palavras;
- Procure ver o lado positivo das pessoas e situações: comunicação exige entendimento, não concordância, mas todos merecem a oportunidade de colocar suas idéias;
- Dê oportunidade para o outro expressar suas idéias;
- Escute antes de criticar;
- Leia nas entrelinhas: às vezes, uma decisão que parece ruim foi tomada para o bem-estar maior da organização;
- Não faça fofocas: diga o que tiver que dizer na hora certa, para a pessoa certa e da maneira certa.


Prof. Ms. Simone Ziantonio Proetti





Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.