Para manter a voz em forma

Confira abaixo dez dicas que podem ser usadas para que você não prejudique sua voz:

1 - Beber bastante água, na temperatura ambiente, enquanto estiver falando. Um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração.

2 - Manter uma alimentação equilibrada, sem grande número de horas em jejum, mastigando bem cada alimento a ser ingerido.

3 - Usar roupas confortáveis e tecidos que absorvam a transpiração. Roupas leves e folgadas são ideais para quem trabalha com a voz.

4 - Procurar respirar corretamente, levando o ar até o abdômen e expandindo as costelas. Não elevar os ombros e o peito como se fosse um pombo. É o abdômen que tem que se expandir como se estivesse cheio de ar.

5 - Evitar competir com os ruídos externos ou do próprio local de trabalho. Não aumentar o volume da voz para tentar superá-los.

6 - Falar pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras, mas sem exagero.

7 - Evitar tossir ou pigarrear; ao sentir necessidade, respirar profundamente pelo nariz e engolir a saliva várias vezes ou então beber água.

8 - Após ouso intenso da voz, permanecer em repouso vocal por algum tempo.

9 - Evitar fumar.

10 - Ter um sono regular, momentos de lazer e atividades físicas adequadas.

Fonte: Profª. Leslie Piccolotto Ferreira, professora titular da Faculdade de Fonoaudiologia e do Programa Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC de São Paulo

Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.