Alunos do último ano do ensino médio terão computadores doados pelo governo do Acre

Visitando o site AC24horas, encontrei a matéria abaixo que me chamou bastante atenção e que me deixou muito feliz com o Governo que está preocupado em incluir digitalmente todos os 22 municipios acreanos.
Vale apena conferir:



"O Acre vai ser o primeiro estado do Brasil a ter 100% de suas cidades digitais". Essa é a mais nova promessa do governador Binho Marques (PT), feita em seu programa de rádio, "Dois Dedos de Prosa", nesta segunda-feira (18). A promessa ocorre oportunamente em ano eleitoral, no momento em que os acreanos irão às urnas eleger presidente da república, governador, senador e deputados federais e estaduais.

"As pessoas vão ter acesso a um sinal de internet livre, não só na capital Rio Branco. Então, nós estamos nos preparativos para no final deste mês lançar um programa muito importante, chamado Floresta Digital. Esse programa, ele vai fazer que na cidade de Rio Branco, por exemplo, você tenha mais de 100 pontos em que você possa chegar com seu laptop, abrir e acessar internet tranquilamente", disse Binho.

O governador disse que 100% da capital terá sinal gratuito e quem quiser ter o serviço em casa, poderá comprar uma antena para recepção. Explicou que em locais como bibliotecas, praças, parques, mercados, Arena da Floresta, redes de saúde e campus universitários, as pessoas também terão acesso livre aos serviços. Afirmou que vai instalar antenas de transmissão de sinal em locais diferentes, além do acesso a internet que já é assegurado em bibliotecas, como já ocorre na Biblioteca Pública do centro, onde existem 80 pontos de acesso. "É uma revolução na vida da nossa cidade. Isso faz uma mudança radical na vida das pessoas, principalmente dos jovens", disse Binho, ressaltando o potencial cultural e histórico da capital. "Pra que a gente possa de fato, colocar os dois pés no século XXI nós precisamos está conectados", falou Marques.

Segundo o governador a internet é um serviço caro no mundo, e o Acre oferecerá gratuitamente. Disse que o presidente Lula se empolgou com o programa para levar para outros lugares, assim como o presidente Alan Garcia (Peru). "Nas 22 cidades vai ter o sinal livre pra todo mundo. Vai ter uma antena para rebaixar o sinal, na casa você compra uma antena pra poder acessar. Mas a gente vai tá levando internet no meio da floresta, nas colônias, nas terras indígenas. Além disso, quem não tem computador temos vários lugares chamado, Comunidade Digital. Na realidade é uma espécie de lan house pública, em que a pessoa não precisa pagar nada para participar dela. Em Rio Branco temos 8, temos uma em cada município pelo menos", afirmou Binho.

E foi mais além. Fez outra promessa onde assegura a compra de computadores para jovens que estão concluindo o ensino médio em todo o Estado. "Pensando na juventude, nós vamos comprar um computador pra cada aluno da escola pública, do último ano do ensino médio. Com isso ele pode fazer um curso superior à distância, pode acessar as principais bibliotecas daqui de Porto Valter, Thaumaturgo, Jordão ou mesmo do interior de uma vila como Restauração, ele pode visitar o Museu do Luvre, em Paris. Se Deus quiser, eu espero que o Acre seja o número 1 em inclusão digital no país", finalizou Binho Marques.

Francisco Costa
fsc_neto@hotmail.com

Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.