Estudantes redescobrem o Acre

Alunos e professores da Escola Estadual Marilda Gouveia, em Rio Branco (AC), foram os pioneiros do Programa Viaja Mais Jovem, lançado na última segunda-feira (19) no Acre. Na viagem, passarão pela capital acreana e pelos municípios de Plácido de Castro, Assis Brasil, Xapuri, Epitaciolândia e Brasília, numa aventura que pretende envolver turismo social, educação e experiência de vida. A iniciativa é do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com as Secretarias Estaduais de Turismo, Esporte e Lazer e de Educação. Ao todo, 600 estudantes e 45 professores de 13 escolas participarão do programa.

Foram escolhidos alunos das escolas que tiveram o menor índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “O objetivo valorizar e estimular, oferecendo uma oportunidade para jovens que não têm muitas opções. A viagem é algo novo, na qual serão discutidos conhecimentos de geografia, história, modo de vida e costumes. Acredito que os estudantes trarão na bagagem experiências que a escola não proporciona”, disse a secretária de Educação, Maria Correa.

O principal objetivo do Viaja Mais Jovem é mostrar um novo estado aos alunos e ajudá-los a redescobrir sua cultura e história local. Naymara de Lima, 14 anos, sabia apenas que Xapuri era a cidade de Chico Mendes. Segundo a estudante, “muitos jovens nunca saíram das cidades em que moram. Esta será uma experiência que vai nos ajudar a aprender e descobrir novas coisas”.

Segundo o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Aírton Pereira, “essa é mais uma ação do ministério para o fortalecimento do mercado interno e estímulo à prática do turismo educativo, social e cívico. É também uma oportunidade para que jovens carentes possam viajar e conhecer o seu próprio estado”.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Acre, Cassiano Marques, reforça o caráter de inclusão do programa. Para o secretário, “o Viaja Mais Jovem oferece inclusão cultural e ajuda a realizar um sonho para estes estudantes que em sua maioria nunca saíram de suas cidades. Queremos fomentar o turismo e a proposta é que os recursos gerados com o programa sejam aplicados na melhoria dos equipamentos e da estrutura de turismo”.

O Acre é o primeiro estado a desenvolver o Viaja Mais Jovem. O investimento inicial de R$ 400 mil, mas o Ministério do Turismo pretende expandir o projeto nos próximos anos. A iniciativa também chegará no Distrito Federal e na cidade de São Paulo.
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.