Senador Guiomard - 33 Anos de Emancipação Política


O município de Senador Guiomard localiza-se hoje onde já foi a antiga "Colocação Quinarizinho". Em 1947, o local transformou-se em "Vila Quinari" pode ser creditada a uma árvore de uso medicinal chamada de Quina-Quina ou Quinarana, de cuja casca tradicionalmente se faz chá para combater a malária, ou aos dois igarapés do municipio que levam esse nome (Quinari e Quinari Grande).
No ano de 1976, o nome do local mudou para Senador Guiomard. Este nome é uma homenagem ao autor do projeto de lei pública e ex-governador do Acre José Guiomard dos Santos. Apesar da mudança, o Município ainda é chamado de "Quinari" por grande parte da população regional. Nas décadas de 1940 e 1950, a sua consolidação, como povoado se deu a partir da estrada que levava ao Abunã. O acesso terrestre à sede municipal de Senador Guiomard se dá através das rodovias AC-40, BR 364 e BR 317.
O Município possui a sétima maior população do Acre e ocupa o décimo oitavo lugar em extensão territorial. Sua economia está baseada na agricultura, pecuária e em um pequeno parque industrial. O símbolo da economia de Senador Guiomard é o amendoim, cujo plantio no município é fruto da migração de algumas familias japonesas que se instsalaram no povoado na década de 1950.
Quero deixar claro aos amigos e amigas que visitam meu blog, que a intenção aqui não é relatar a conjuntura política pela qual passou nosso município nas últimas décadas, e sim informar um pouco das caracteristicas gerais desta tão querida e acolhedora cidade que nesta dia 14 de maio, comemora-se seus 33 anos de Emancipação Política.
Que os nossos governantes municipais valorizem de verdade o Ser Humano que aqui habitam para que possam ter mais emprego, moradia, saúde, educação, saneamento básico e acima de tudo o prazer de morar em uma cidade que os políticos cuidam com carinho e atenção aos mais necessitados.
A Prefeitura Municipal através da Fundação de Cultura e Secretaria de Esporte está desenvolvendo uma série de atividades em comemoração ao aniversário de Senador Guiomard, onde começa às 8h da manhã com um desfile dos alunos na Av. Castelo Branco e a noite a inauguração do novo Ginásio Esportivo do Município situado atrás da Escola Brigadeiro, dentre outras como na sexta-feira a tão esperada pelos artistas desta cidade, a inauguração do Centro Cultural, Bel. Manoel Gomes.
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.